Direitos Animais

Cadê o Alface?

Assim, após garantirmos o prazer do paladar, nos perguntamos: e a proteína? E o ferro? Proteína e ferro são encontrados em nozes, avelãs, castanha-do-Pará, castanha de caju, amêndoas, gergelim, semente de girassol e também no feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja e derivados, entre outros alimentos.

Outro questionamento comum é com relação ao cálcio, porque aprendemos que esse nutriente vem exclusivamente do leite de vaca. No entanto, ao nos informarmos um pouco, entendemos que isso não é verdade. Brócolis, couve e quiabo são ótimas fontes de cálcio e estão acompanhados de outros nutrientes importantes para o metabolismo do cálcio, como o potássio e a vitamina K.

A comida vegana é deliciosa, tem variedade, cor, cheiro e sabor, por isso é engraçado ouvir que veganos só comem alface! Certamente, veganos não consomem nenhum produto de origem animal como carne bovina, de frango, de peixe e de outros animais, ovos, laticínios e mel. Mas é só isso. Com uma simples pesquisa na internet, ficamos maravilhados com a infinidade de comidas incríveis como lasanha, feijoada, churrasco, pizza, coxinha, hambúrguer, bolos, sorvetes sem nenhum ingrediente de origem animal.

A necessidade do consumo de peixe é também, às vezes, enfatizado devido aos ácidos graxos de cadeia longa. Podemos obter esses nutrientes de algas, além de haver a possiblidade de convertermos os ácidos graxos de cadeia curta, encontrados em sementes de chia, nozes, vegetais de folhas verdes escuras e óleo de canola, em ácidos graxos de cadeia longa.

Esses são somente alguns aspectos da nutrição vegana comumente questionados. É compreensível que ao mudarmos a nossa alimentação, tenhamos essas preocupações, mas, na realidade, atualmente já temos, por exemplo, o respaldo da Associação Dietética Americana que diz que“as dietas vegetarianas apropriadamente planejadas, incluindo as dietas totalmente vegetarianas (veganas), são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e podem oferecer benefícios à saúde na prevenção e no tratamento de certas doenças. As dietas vegetarianas bem planejadas são apropriadas para indivíduos durante todos os estágios do ciclo de vida, incluindo gravidez, lactação, primeira e segunda infâncias e adolescência, e para atletas.” Além disso, os médicos estão, com mais frequência, confirmando que produtos animais prejudicam a saúde humana.

Na verdade, um vegano não se preocupa tanto com o que vai consumir, porque sabe que uma variedade de alimentos vegetais pode contribuir para uma vida saudável. Estamos atentos sim ao que não ingerir, para que o ato de comer não esteja aliado diretamente ao sofrimento, escravidão e morte horrendas de outros seres sencientes.

Autora: Vera Cristofani

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *